O LinkedIn também tem um mecanismo de busca onde os profissionais de RH ou possíveis clientes podem estar pesquisando por alguém que faça o que você faz.
Mas você já parou para pensar em como fazer para aparecer bem nas buscas do LinkedIn?
Nesse post você vai aprender como conseguir se posicionar melhor nos resultados de buscas do LinkedIn.
Sendo assim, poderá aparecer nas primeiras posições das buscas quando alguém buscar por sua expertise.
Usando técnicas e estratégias de SMO, o SEO ( você sabe o que é SEO? ) para mídias sociais.
Foco e Palavra-chave
Antes de tudo você precisa de foco, precisa escolher uma palavra-chave que te defina como profissional.
Você quer ser encontrado quando alguém buscar por: “Analista de Marketing” ou “Fisioterapeuta” então esse é seu foco, essa é sua Palavra-chave.
Pense bem na hora de definir para qual profissão você quer ser encontrado, pois você tem que trabalhar só uma palavra-chave, para que você tenha relevância nela, não tem como ser relevante para dois ou mais, é um só.
Otimização do Perfil
Você vai espalhar essa palavra-chave por lugares estratégicos.
Por favor, não abuse, faça tudo que for dito aqui, mas usando o bom senso, ok?
1 – Perfil completo
Antes de tudo, você precisa ter um perfil completo, com todas as áreas de informação preenchidas.
Não deixe nada em branco, preencha o lugar onde estudou, data de nascimento, cidade onde mora, enfim, tudo.
Preencha tudo até que a “força do perfil” esteja em campeão ( veja a imagem abaixo ).
Para ver a força do seu perfil é só clicar na aba “Perfil” na sua conta do LinkedIn, ao lado direito, um pouco para baixo, você poderá ver a “força do perfil”.
2 – Use uma imagem em seu perfil
A segunda dica é simples, use uma imagem em seu perfil, lembre-se o LinkedIn é uma rede social de negócios, não use a sua foto bêbado no carnaval, ta bom?
3 – Otimize seu Título
Escreva no título a sua palavra-chave, ou seja, sua especialidade profissional pela qual você quer ser encontrado.
4 – Personalize a URL o seu perfil
Use esse manual do linkedIn http://help.linkedin.com/app/answers/detail/a_id/87 para personalizar a sua URL, aproveite e ponha sua palavra-chave lá.
Por exemplo, a minha URL é: http://br.linkedin.com/in/consultorseomarketingdigital.
5 – Resumo Profissional
Escreva um pouco sobre você, sobre sua carreira, seus principais objetivos profissionais e aproveite para usar suas palavras-chave, mas claro dentro de um contexto.
Por favor, não fique repetindo a palavra-chave várias vezes no texto, isso é horrível, lembre-se que pessoas vão ler isso, que impressão você deixaria para elas dessa forma?
6 – Competências e especialidades
Use aqui algumas das suas especialidades, pelo menos cinco, se for possível use a palavra-chave como uma competência, mas lembre-se do bom senso.
6 – Experiências profissionais
Descreva, pelo menos, suas duas últimas experiências profissionais, caso você não tenha duas, descreva uma só.
Se você ainda não tiver experiência profissional, busque ter uma.
Aqui novamente é um lugar onde você pode usar a sua palavra-chave, aproveite essa oportunidade e encaixe ela, mas com contexto, claro.
Otimização Social
Como estamos em uma rede social, você irá precisar se sociabilizar para aumentar suas chances de aparecer bem nos resultados de buscas.
Algumas coisas triviais:
• Tenha 50 conexões ( “amigos” no LinkedIn )
• Tenha, no mínimo, 5 recomendações ( peça a amigos, colegas de trabalho, chefes, ex-chefes e clientes ).
• Tenha, no mínimo, 5 recomendações ( peça a amigos, colegas de trabalho, chefes, ex-chefes e clientes ).
Participe em grupos
Participe de grupos da sua área de interesse e em áreas correlatas, interaja, comunique-se, não faça SPAM, mas faça contatos e adicione novas conexões.
Quanto mais conexões você tiver melhor você aparecerá nas buscas.
E atualize sempre seu perfil e sua conta, com artigos escritos por ti, e/ou mudanças e novidades na sua carreira.
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